segunda-feira, 9 de abril de 2012

Coleção Folha: Literatura Ibero-Americana



No próximo domingo, chegam às bancas os dois primeiros títulos da coleção Folha Literatura Ibero-Americana.
Os 25 volumes da compilação trazem uma seleção de alguns dos mais importantes representantes da literatura de língua portuguesa e espanhola, que contribuíram para a formação estilística e para a consagração da arte literária ibero-americana.
Paradoxal desde o título, "O Livro de Areia", do argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), é o primeiro volume da série e mostra um autor dedicado a construir matematicamente o realismo fantástico que acompanharia sua obra.
É pela perspectiva de possuir um livro feito de areia, em que as páginas se formam e se desmancham (como na alegoria de uma coleção infinita de livros), que Borges guia sua narrativa ao mesmo tempo abstrata e vivencial.
Ganha destaque também a edição bilíngue de "Sonetos do Amor Obscuro e Divã do Tamarit", do poeta espanhol Federico García Lorca (1898-1936), que permite a comparação do imaginário do autor em sua língua materna e na tradução para o português.
A seleção traz ainda "Navegações e Regressos", do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973), livro de poemas publicado originalmente em 1959 e ainda inédito no Brasil, que trata da relação de Neruda com a esperança e a percepção de sua poesia.
Seja na escrita de cunho existencialista travestida de narrativa policial de Ernesto Sábato ou no mapa da desorientação contemporânea desenhado por Miguel Sousa
Tavares, as obras reunidas demonstram algumas das possibilidades de construção que formam nossa escrita.
ENTRE ESTILOS
Por meio de temas, personagens e narradores tão diferentes entre si quanto próximos em sua familiaridade cultural, as obras mostram grande parte da história política, social e econômica, exemplos de utopias e realidades que povoam o imaginário da cultura latina.
Trata-se, portanto, de um conjunto de obras que retoma o histórico do desenvolvimento de alternativas literárias em forma de poesia, contos e romance, que faria com que a literatura latina contemporânea se consagrasse em todo o mundo.
A coleção traz autores renomados como Mario Vargas Llosa, Enrique Vila-Matas,
José Saramago, Roberto Bolaño e Mario Benedetti, entre outros, numa seleção pensada e desenvolvida para homenagear as línguas ibero-americanas.
Obras importantes de Brasil, Portugal, Argentina, Espanha, Peru, Chile, Colômbia, Cuba, México e Uruguai contribuem para o aspecto multicultural da coleção.
O conjunto de livros traz personagens envolventes que ficariam na história, todo um universo de sentimentos e poesias que prendem o leitor por sua riqueza de detalhes e vivências tão intensas que somente autores de língua latina saberiam expressar.

Confira a coleção: http://ibero.folha.com.br/colecao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário